quarta-feira, 28 de julho de 2010

Solução possível



"PT confirma venda da Vivo e entrada na Oi

Em comunicado, a PT confirma a venda da participação que tinha na Brasilcel (que detém a Vivo) à espanhola Telefónica, mas garante a sua permanência no Brasil através da Oi."

Fonte: Expresso on-line


É altura de a PT olhar para o futuro, agora que se confirma a alienação da % do capital que detém na Brasilcel (holding que detém a Oi) à Telefónica.

Acabou por ser a solução possível, deixando todas as partes com argumentos para clamar por uma vitória, senão vejamos:

  • A Telefónica conseguiu o que pretendia - controlar a maioria do capital da Vivo;
  • A PT consegue manter-se presente no importante mercado Brasileiro das telecomunicações (embora num grupo dominante na rede fixa mas com uma presença ainda moderada nas telecomunicações móveis);
  • O Estado Português pode vir sempre dizer que pugnou pelos interesses Nacionais e conseguiu que se abrisse uma janela temporal que permitiu o avançar das negociações com outro player no Brasil;
  • A administração da PT, encabeçada pelo "mago Zeinal", conseguiu a proeza de aumentar em 50% o valor oferecido pela Telefónica pela Vivo, ao longo de todo o proesso negocial. Os accionistas certamente agradecem.
Alguns analistas questionam o valor oferecido pelos aproximadamente 23% do capital que a PT adquiriu na Oi (contém um prémio demasiadamente elevado, segundo os mesmos, face às avaliações do negócio), mas a verdade é que num timing muito apertado seria quase impossível arranjar uma solução melhor do ponto de vista financeiro. E os 7,5 mil milhões de euros dão certamente muito jeito no sentido de diminuir a brutal dívida líquida que o Grupo PT possui e ainda sobram uns "trocos" para poder pagar, eventualmente, um dividendo extraordinário aos accionistas.