segunda-feira, 2 de junho de 2008

Nivelamento por baixo

Porto (Av. de França), 26 de Maio de 1968

Locomotivas a vapor portuguesas
«E lamenta que Portugal não tenha sabido preservar locomotivas de valor museológico, algumas das quais, felizmente, foram para o estrangeiro e funcionam regularmente em serviços turísticos. É o caso de uma locomotiva a vapor de via estreita que está em Azpeite, afecta ao museu basco dos caminhos-de-ferro e que viaja todos os domingos. E de duas locomotivas idênticas que prestam serviço regular na Suiça no caminho-de-ferro no Jura.
Uma quarta está a ser reparada em França para integrar a frota do Chemin de Fer de la Provence. Trata-se de velhas Mallet, que rebocaram comboios no Corgo, no Tâmega e que ainda em 1986 apitavam na linha Póvoa de Varzim ao Porto. Contudo, neste momento, a CP não tem nenhuma destas em estado de poder circular.
Nelson Oliveira, presidente da APAC, diz que Portugal foi o último país da Europa Ocidental a acabar com a tracção a vapor e o primeiro a abandonar essa frota e a perder esse know how. Prova disso foi a desacerta escolha do carvão para a locomotiva do Douro no ano passado e a falta de confiança no seu funcionamento para este ano.
O serviço a vapor acabou em 1986. Por isso, aproveitando o seu estado operacional, franceses, suíços e espanhóis souberam vir buscar algumas destas máquinas. Portugal, neste momento, só pode contar com uma.»
Jornal Público, 29 de Maio de 2008.


2 Comentários:

Às 3 de junho de 2008 às 17:56 , Blogger sergio costa disse...

Um galego inventou um novo conceito juntando no mesmo local um restaurante e uma casa de alterne.

Chama-se Rata Tuy.
:)

In "Arcebispo da Cantuária"

 
Às 11 de junho de 2008 às 10:11 , Blogger Luís Bonifácio disse...

Os sucateiros falaram mais alto.

 

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